Sustentabilidade
Compensação Carbónica, Carregamento Elétrico Superrápido e Energia Solar
Compensação Carbónica
Em 2023, as emissões de CO2 dos fornecimentos a granel da Alfabrent foram parcialmente compensadas pelo apoio a projetos verdes das Nações Unidas.
Através da Plataforma "Carbon Offset" criada pelas Nações Unidas (UNFCC), a Alfabrent procedeu à obtenção de "Créditos de Carbono", mais conhecidos como CERs, sendo estes distribuídos pelo Conselho Executivo da CDM (Clean Development Mechanism) de forma a apoiar um projeto aprovado.
Estes "Créditos de Carbono" têm como objetivo o investimento em projetos com o fim de minimizar ou neutralizar emissões de CO2 causadas pelo desenvolvimento da atividade , que não podem ser evitadas com outras alternativas sustentáveis.
Desta forma, a Alfabrent selecionou um projeto de cogeração de biomassa, desenvolvido pela National Bio Energy Co. Ltd., intitulado de Hebei ChenAn Biomass Cogeneration Project.
A contribuição de 292 CERs, que equivalem a uma compensação carbónica de 292 toneladas de CO2, vão apoiar o desenvolvimento e sustentabilidade deste projeto.
Em 2022, a Alfabrent optou pelo apoio a um projeto Hidroelétrico em Lincang, desenvolvido pela EKI Energy Services Ltd., com uma produção energética anual de 50,169 MWh. A contribuição de 252 CERs, que equivalem a uma compensação carbónica de 252 toneladas de CO2, totalizando um total de 544 toneladas compensadas ao longo do programa.
Deseja compensar as emissões de CO2 dos abastecimentos da sua empresa? A nossa equipa auxiliará no cálculo das emissões e aquisição de créditos de carbono na devida plataforma.
Carregamento Elétrico Superrápido
Em parceira com a joint venture BP-Iberdrola, a Alfabrent procedeu à instalação de postos de carregamento elétrico superrápidos nas suas localizações.
Em 2023, foi inaugurado o ponto de carregamento elétrico de Santo Tirso, no parque da BP Fontiscos, com capacidade de 150kW.
Entre 2024 e 2025, é esperada a instalação de um segundo ponto de carregamento elétrico superrápido em Moreira de Cónegos, no parque da BP Guimarães Moreira de Cónegos.
Energia Solar
Entre 2024 e 2025, a Alfabrent planeia a instalação de centrais com unidades de produção de autoconsumo nas suas localizações, com uma redução de emissões inicialmente projetada em 11.400 kgCO2/ano1, o que equivale à plantação de 2.660 Árvores2.
1. Fator de conversão: Emissões - 0,184 kg CO2/kWh.
2. Fator de conversão: Absorção - 4,3 kg Co2/árvore por ano.